6 de outubro de 2009

Diário do Gamacom - 1º dia

Fotos Felipe Corrêa
Os palestrantes João Roberto, Haroldo Matos, Hiran Firmino e Marcos Troyjo

Por Alessandra Nunes e Priscila Domingues
O IX Gamacom, cujo tema foi “Comunicação e meio ambiente: novos cenários em mídia”, começou nesta terça-feira, dia 6 de outubro, com a presença dos palestrantes João Roberto da Costa, da Agência Nova; Haroldo Matos de Lemos, do Instituto Brasil Pnuma, sigla em português do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; Hiran Firmino, mediador e editor da revista JB Ecológico; e Marcos Troyjo, vice-presidente de conteúdo do JB. Em pauta, o meio ambiente e as preocupações e urgências que derivam do tema.

Para Hiran Firmino, quando se fala em meio ambiente, não existe mocinho nem bandido.
— A sociedade tem que passar por uma transformação de comportamento — acredita.







O professor Haroldo afirmou que a sociedade não vive mais em harmonia com a questão ambiental. Segundo ele, os recursos naturais não podem continuar sendo explorados de forma desordenada e predatória.
— A questão ambiental é uma questão de sobrevivência. Acredito que os jovens tem a possibilidade de mudar as práticas que as gerações anteriores causaram ao meio ambiente. Não podemos usar os recursos da Terra como se eles fossem infinitos.


Marcos Troyjo, por sua vez, abordou a questão ambiental do ponto de vista comercial. Para ele, mais do que o uso racional dos recursos naturais e a própria sobrevivência da humanidade, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem, em parte, relação com o fato de que o meio ambiente virou um bom negócio.
— O tema ambiental está ai para ficar.




Para o publicitário João Roberto, o meio ambiente virou um tema sensível também para as empresas.
— A publicidade deve enxergar essa questão como uma aliada, seja na construção das marcas, seja na venda dos produtos, respeitando o meio ambiente e a sua essência.



O tema meio ambiente entrou de vez na agenda de preocupações dos jovens

Um dos apresentadores do evento, Arthur Neto, ao lado de Firmino e João Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário