8 de maio de 2010

DICAS DE PORTUGUÊS

A língua portuguesa costuma gerar dúvidas na hora em que escrevemos ou, até mesmo, falamos. Por isso, separamos algumas palavras e regras gramaticais para você aprender:
Fazer — Verbo de construção impessoal quando usado no sentido de tempo passado: faz dois anos, deve fazer dois anos e nunca fazem dois anos ou devem fazer dois anos.
Feeling — Evite este estrangeirismo. Em inglês, quer dizer sentimento. Mas usa-se aqui para designar intuição, pressentimento: "Segundo o ministro, seu feeling era de que o presidente iria renunciar".
Frase/oração/período — Frase designa qualquer enunciado capaz de comunicar alguma coisa a alguém. Pode ser desde uma simples palavra (obrigado!) ao mais complexo período proustiano. Quando a frase afirma ou nega alguma coisa, ou seja, quando apresenta estrutura sintática, pode ser chamada de oração: Deus é luz. Toda oração tem verbo ou locução verbal, mesmo que às vezes não esteja expresso. Período é o nome que se dá a frases constituídas de uma ou mais orações. É simples (uma única oração) ou composto (com várias orações): Padre Teófilo disse que Deus é luz.
Embaixadora/embaixatriz — Embaixadora é a mulher que desempenha cargo de representante diplomático. Embaixatriz é a mulher de um embaixador.
Juntamente com — Não use este pleonasmo. Basta com: em vez de "O diretor chegou ao teatro juntamente com a atriz principal", escreva "O diretor chegou ao teatro com a atriz principal".
Inclusive — Significa incluindo: Havia 35 pessoas na platéia, inclusive técnicos e o diretor. Não deve ser usado no lugar de até ou até mesmo: Ele chegou inclusive a prometer... O correto: Ele chegou até a prometer...

Fonte: Manual de Redação da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário