27 de junho de 2010

ASSESSORA DE ENCRENCA


Fotografias, humor e mais de trinta anos de profissão são alguns dos ingredientes que resultaram no livro "Assessora de encrenca", escrito por Gilda Mattoso. A assessora de imprensa e relações públicas narra algumas de sua histórias assessorando artistas como Vinícius de Moraes (com quem foi casada), Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Gilda cursava Letras na Universidade Federal Fluminense, mas não chegou a terminar o curso. Foi sua fluência em diversos idiomas, como inglês, francês, espanhol e italiano, que lhe renderam seu emprego acompanhando artistas.
— Findo o curso, tirei primeiro lugar e, por sugestão de minha professora, me inscrevi no curso de Língua e Literatura Italiana da Universidade de Perúgia. Lá fui eu incorporar mais uma língua. Cobria minhas despesas com as economias que fizera em Londres, com um dinheirinho que Liddy me mandava quando possível e receitas de duas fontes: a atuação como baby-sitter e o trabalho com Franco Fontana, um empresário que fazia, na Europa, produções com artistas brasileiros e de outras nacionalidades, inclusive europeus. Com ele, conheci muitos de meus ídolos – Chico Buarque, Gal Costa, Tom Jobim, Caetano Veloso, Maria Bethânia, entre outros – e reencontrei o maior de todos eles, Vinicius de Moraes. Depois da temporada italiana, mudei-me para Paris, pois queria aprender a língua francesa. — explica Gilda, no livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário