31 de maio de 2010

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

A FMC CBV SUBSEA, empresa do grupo FMC Technologies, que atua no fornecimento de sistemas submarinos para a indústria de petróleo no Brasil, procura estagiário que esteja cursando o 4º ou 5º período de Comunicação Social e que tenha inglês avançado. O estagiário irá lidar com processos de comunicação interna. A empresa oferece bolsa auxílio e benefícios. Para se candidatar a vaga, envie seu currículo para selecaorh@fmcti.com, colocando no assunto: Estágio em Comunicação Social.

30 de maio de 2010

SORTE E ARTE

No livro, publicado pela editora Alfa Ômega, José Roberto de Alencar narra
os bastidores de algumas de suas reportagens. E aborda questões éticas relacionadas à apuração dos fatos. Para Alencar, o mais importante é o leitor, e não agradar o chefe ou a forma como a matéria vai repercutir. Ressalta também a importância da sorte na descoberta de algumas pautas e a arte de transformar fatos comuns em reportagens.

29 de maio de 2010

LÍNGUA AFIADA

Gerar — Evite o abuso que vem se generalizando. O sentido primeiro de gerar (do latim generare) está ligado à reprodução. A palavra pode ser usada no sentido figurado,significando causar, provocar. Os latinos já a usavam. Mas, por uma questão de equilíbrio, é importante evitar o uso excessivo. Raciocínio análogo se aplica a criar.
Haver — O verbo haver é uma fonte permanente de erros. Tome cuidado com os seguintes casos:
a) No sentido de existir ou para designar tempo passado, o verbo tem construção impessoal na terceira pessoa do singular: "três reuniões marcadas para hoje"; "Houve vários casos de dengue hemorrágica em São Paulo"; "muitos anos não chove";
b) Na forma composta, quando haver é o verbo principal, o auxiliar se torna também impessoal: "Deve haver dúvidas"; "Poderá haver protestos";
c) Evite pleonasmo no uso do advérbio atrás: "Dez anos atrás" ou "dez anos", nunca "dez anos atrás";
d) Use havia em locução verbal com verbo no pretérito imperfeito: "Estava no cargo havia três anos"; nunca "Estava no cargo três anos";
e) Não empregue , mas sim a preposição a, para indicar distanciamento no tempo (futuro ou passado) ou no espaço: "A peça estreia daqui a duas semanas"; "A um ano da morte de Tancredo Neves, o Congresso realizou uma sessão solene em sua memória"; "Ele mora a 2 km do escritório"; "O avião voava a mil metros de altitude".

Fonte: Manual de Redação da Folha de São Paulo

28 de maio de 2010

DICA DE FIM DE SEMANA - ZODÍACO

Baseado em fatos reais, Zodíaco conta a história de um serial killer que agia durante a década de 60 nos Estados Unidos. O assassino, conhecido como Zodíaco, envia cartas com mensagens criptografadas sobre os assassinatos para jornais norte-americanos e exige que elas sejam publicadas. A polícia não consegue desvendar o mistério, mas um jovem cartunista consegue decifrar uma das mensagens. Assista:

27 de maio de 2010

CURSO DE PRODUÇÃO E REPORTAGEM DA ESPN

A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 colocou o jornalismo esportivo em alta. A Escola de Rádio vai oferecer — provavelmente em agosto — o curso "Reportagem Esportiva em TV", que mostrará o trabalho de repórteres e produtores da ESPN Brasil. Vai abordar ainda processo de produção de reportagens, da fonte à edição das matérias. O curso começará após a Copa da África do Sul e será ministrado pela repórter Patrícia Lopes e pela chefe da sucursal do Rio Regiane Wohnrath, ambas da ESPN. Serão 8 aulas, sempre às segundas, das 19 às 21 horas. A duração será de dois meses. A matrícula custará R$ 50 e a mensalidade R$ 320. Uma pré-reserva da matrícula pode ser feita pelo telefone 2225-5794. Mais informações no sítio da Escola de Rádio

26 de maio de 2010

ÉTICA NO JORNALISMO

O vídeo abaixo mostra um pouco da falta de ética de alguns telejornais diante de situações tratadas pela mídia como espetáculo, como o caso Eloá e o caso Isabela Nardoni. Assista a alguns dos momentos da cobertura dos casos:

24 de maio de 2010

DIÁRIO DO GAMACOM - ENTREVISTAS DO QUARTO DIA

No último dia do Gamacom, a nossa equipe conversou com Zeca Camargo, Denise Lilenbaum, Emmanoel Ferreira e Nelson Gobbi. Na entrevista, eles falam sobre a profissão, a ética e os erros jornalísticos. Assista:



OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO


A empresa News, localizada em Botafogo, está selecionando um estagiário que esteja cursando até o sexto período e tenha alguma noção de assessoria de imprensa. O horário será das 10:00 às 17:00. Salário a combinar. Contato: Leon Marques Henriques (leon@newsassessoria.com.br)

21 de maio de 2010

DIÁRIO DO GAMACOM: FOTOS DO QUARTO DIA

No último dia de Gamacom foi debatido a ética no entretenimento

Zeca contou um pouco do seu trabalho como jornalista

Denise disse que o programa CQC ajudou os jovens a conhecer mais a política

Nelson falou da internet como fonte importante para ter um notícia diferenciada

Emmanoel apresentou uma pesquisa sobre jogos de videogame

A importância do diploma de jornalismo também foi debatida

O público participou do evento fazendo perguntas aos palestrantes

No Gamacom, a importância da graduação foi reforçada aos alunos


Para fechar a Semana de Comunicação, a professora Maria Helena Hoffman realizou uma palestra sobre ilustrações nas campanhas publicitárias.

Maria Helena exibiu vários exemplos de trabalhos

DIÁRIO DO GAMACOM - QUARTO DIA

No último dia de Gamacom, os alunos do curso de comunicação foram ao auditório para assistir aos palestrantes Emmanoel Ferreira, professor da UFF, Nelson Gobbi, editor do caderno B do Jornal do Brasil, Denise Lilenbaum, jornalista e assessora cultural, e Zeca Camargo, jornalista e apresentador da TV Globo. Assuntos como interatividade, games, novas mídias, ética e a obrigatoriedade do diploma de jornalismo foram abordados neste ultimo encontro.
A mediadora, professora Ariane Holzbach, definiu a importância de se debater a ética do entretenimento:
— Entretenimento é algo muito sedutor e nunca foi tão debatido quanto ultimamente.
Abrindo a palestra, Emanuel Ferreira destacou a proporção que os jogos eletrônicos tem tomado na vida das pessoas, como estão cada vez mais comuns nos lares e a forma que eles afetam a vida das pessoas, podendo interferir na identidade e na maneira de agir das pessoas que os jogam. Para ele, a interatividade oferecida pelos jogos faz com que cada vez mais as pessoas tenham interesse por eles:
— É comum que as pessoas que jogam sejam transportadas para aquela realidade e quando o jogo termina elas têm que voltar aos poucos para a realidade do seu cotidiano.
Nelson falou sobre a relação da mídia com as pessoas, da necessidade de se desenvolver um olhar mais crítico para que se possa filtrar o que realmente é relevante em virtude das novas mídias e do excesso de informação. Ele destacou a interatividade, que está cada vez mais presente em todas as formas de mídia e atrai o público, já que ele tem uma parcela de contribuição no conteúdo. Também falou sobre a substituição dos meios de comunicação:
— A internet passou a ser importante para se ter uma notícia diferenciada, conseguir ter um outro olhar sobre o entretenimento e a cultura. Mas o e-book não substitui o livro, o MP3 não substituiu o vinil e a internet não acaba com a informação, são maneiras complementares.
Denise reforçou a necessidade do público filtrar as informações relevantes, já que a quantidade de informação fornecida é enorme e nem sempre toda ela é importante:
— Informação não é sinônimo de conhecimento.
Ela comentou ainda o fato do diploma de jornalismo não ser mais exigência, e disse acreditar que isso desmerece, em termos, parte da classe jornalística, mas que isso não vai abalar profundamente o setor, já que a base obtida na faculdade é indispensável para a vida profissional.
Zeca abordou a ética e a apuração dos fatos, afirmando são os pilares de um bom jornalismo, e que ao pensarmos em ética devemos pensar em conseqüência:
— Ética é uma palavra muito poderosa e assustadora. Eu gosto mais de pensar na conseqüência que aquele fato terá na vida das pessoas.
Ele também comentou sobre as novas mídias e disse que elas não vieram tirar o espaço das outras, e sim colaborar com elas. Destacou a internet como um meio democrático e ilimitado, já que o espaço está disponível a todos e sem restrições:
— Eu, por exemplo, sou blogueiro e adoro. Escrevo textos enormes, já que na internet o espaço é todo meu.

Texto: Priscila Domingues e Sibelle Alves

DIÁRIO DO GAMACOM: FOTOS DA PALESTRA SOBRE LINGUAGEM DO VIDEOCLIP

Ariane Holzbach conversou com os alunos sobre a linguagem dos videoclipes

A professora apresentou clipes para ilustrar a palestra

Os alunos ouviram sobre a história e o desenvolvimento dos videoclipes

20 de maio de 2010

DIÁRIO DO GAMACOM: TERCEIRO DIA

O terceiro dia de palestras do X Gamacom foi voltado para os estudantes de publicidade. O assunto abordado foi “Comunicação publicitária: a ética na criatividade”. A mediadora, professora Maria Helena Hofmann abriu a palestra frisando que para manter a ética na publicidade devemos evitar uma posição ofensiva e sempre respeitar as diferenças. Para debater o assunto estavam presentes a produtora de audiovisual e professora, Claudia Val, o diretor de criação da WMcCann, Gustavo Diogo, o representante da Associação Brasileira de Publicidade (ABP), Marcelo Diniz e o diretor de arte, J.C Fajardo.
Cláudia, que é ex-aluna da Universidade Gama Filho, fez uma explanação sobre a criatividade como uma grande ferramenta na hora de montar uma propaganda e a importância de se ter uma boa ideia na publicidade. Para ela, o brasileiro é um bom contador de histórias e uma boa ideia é atemporal, surgindo às vezes das pequenas coisas do dia a dia e que o profissional de publicidade precisa “ter um olhar” para poder entender
o que o público gosta. Ela também mostrou as mudanças do comportamento do consumidor e o novo mercado que surgiu com a concorrência e com a velocidade da informação nos dias de hoje, o que obriga o publicitário a pensar nas diversas possibilidades antes de criar. Cláudia aconselhou os futuros publicitários a conhecer seu público, saber do que ele gosta, o que quer e quais são seus maiores desejos.
Gustavo explicou que a propaganda não mudou, já que os conceitos estão sendo revisitados e as novas mídias abriram mais campos de trabalho para o publicitário. Segundo ele, as pessoas deixaram de ser apenas consumidoras e passaram a ser divulgadoras de ações publicitárias. O diretor lembrou da internet como um meio de divulgação gratuita e com grande poder de alcance. Sobre a criatividade, Gustavo disse que é o raciocínio lógico estruturado e que a criação sempre parte de um conceito já existente, seja ele uma propaganda ou conceito criado ao longo da sua vida.
Já Marcelo destacou a ética, ressaltando que a liberdade de expressão tem obrigação de respeitar os limites do direito do outro. Outra questão levantada por ele, foi o poder de persuasão da publicidade e que ao se pensar em uma campanha publicitária deve-se analisar a mensagem que está sendo passada ao público-alvo.
O diretor de arte J.C Fajardo citou a necessidade de se ter compromisso ético para desempenhar um bom trabalho e disse já ter recusado trabalhos por considerá-los agressivos e antiéticos. Ele falou que se cada um praticar o melhor de si, a sociedade irá melhorar e que a credibilidade profissional é o resultado de uma boa conduta ética e que abre muitas portas para o publicitário. Para ele, uma forma de se construir uma boa imagem é cumprir o que foi prometido ao cliente.
Os palestrantes exibiram alguns trabalhos publicitários e ao final responderam as perguntas da platéia.

Texto: Priscila Domingues, Bianca Deziderio, Camila de Souza e Sibelle Alves

DIÁRIO DO GAMACOM: FOTOS DO TERCEIRO DIA

A professora Maria Helena fez a mediação deste dia

Cláudia: "nós, enquanto consumidores, temos que cobrar também"

Gustavo: "criatividade é o raciocínio lógico estruturado"

Marcelo: "a publicidade tem um grande poder de persuasão "

Fajardo: "o trabalho artístico bem desenvolvido faz a diferença"

Os convidados apresentaram alguns trabalhos publicitários

Os alunos compareceram ao terceiro dia para ouvir sobre a ética na publicidade

As mídias sociais foram apresentadas como uma nova oportunidade para trabalho

19 de maio de 2010

DIÁRIO DO GAMACOM: FOTOS DO SEGUNDO DIA

Alexandre Ferreira mediou o segundo dia do Gamacom

Jorge define o trabalho jornalístico como um trabalho de equipe

Para Luiz André, o caminho do jornalismo público é o diálogo com a população

Marinho ressaltou a importância da especialização para o jornalismo

Os estudantes de comunicação conheceram as sete artes e os sete valores do jornalismo

O público aprendeu mais sobre o dia a dia do trabalho jornalístico

À tarde, os alunos ouviram sobre o inicio do rádio e da tv no Brasil

PALESTRA A HISTÓRIA DO RÁDIO E DA TELEVISÃO

DIÁRIO DO GAMACOM - SEGUNDO DIA

“A versão do Fato: Fonte, Apuração e Objetividade,” foi o tema debatido no segundo dia do X Gamacom, com a presença do diretor de jornalismo da Rádio Roquette Pinto, Luiz André Ferreira, do editor adjunto do jornal O Globo, Jorge Antonio Barros e do repórter e colunista da editoria de ciência do jornal O Globo, Antonio Marinho, com a mediação do professor da UGF e radialista Alexandre Ferreira.
Na abertura, foi exibido um vídeo produzido pela TV Justiça, sobre alguns casos famosos de erros éticos na cobertura jornalística, entre eles o caso da Escola Base de São Paulo.
Após o vídeo, o professor Alexandre Ferreira abriu espaço para que os convidados se apresentassem e dessem suas considerações iniciais sobre o tema do dia.
Luiz André Ferreira, falou sobre jornalismo cidadão, pois acredita que é uma tentativa de dialogar com a população, saber o que realmente as pessoas pensam sobre determinado assunto. Outro ponto abordado pelo jornalista foi o uso da Internet, já que alguns jornalistas tendem a copiar algumas informações da rede e divulgá-las sem antes fazer a apuração:
— O erro é humano. Eu posso errar e pedir desculpa. Mas não se pode pegar uma apuração pelo meio, não se pode dizer “desculpa, eu copiei”.
Como repórter e colunista do caderno de ciências, Antonio Marinho ressaltou a necessidade do repórter se especializar no assunto que irá cobrir.
— As editorias estão muito especializadas, eu já fiz quatro cursos fora do Brasil. É importante se especializar e isso facilita o trabalho no dia a dia.
Antonio comentou também a dificuldade em selecionar o que é realmente importante em meio a tanta informação das mais variadas fontes e destacou a importância de cultivar suas fontes e ao mesmo tempo sempre procurar renová-las.
Jorge Antonio falou sobre a importância da leitura para o jornalista e explicou os tipos de pautas que existem:
— Existe a pauta prevista, que são os acontecimentos que irão ocorrer nos próximos dias, a pauta imprevista, que é o que acontece durante o dia e precisa ser coberto e as pautas especiais, que muitas vezes surgem dos próprios jornalistas
Para Jorge, um instrumento muito útil para o jornalista é o telefone, mas que está sendo substituído pelo e-mail:
— O telefone ainda é o melhor amigo do jornalista, ele te dá traquejo, agilidade e instrumento. Infelizmente, hoje se manda tudo por e-mail.
Jorge ainda falou sobre as sete artes do jornalismo e os sete valores que devem nortear a produção jornalística:
— Temos que ter a arte de sonhar, sonhar com um mundo melhor, com ideias ; a arte de apurar, que está ligada aos valores éticos; a arte de duvidar, duvide sempre mas sem demonstrar que está duvidando; a arte de checar, que é uma conseqüência de duvidar e faz parte da apuração; a arte de escrever, é o mais difícil mas com o tempo você vai aprendendo; a arte de publicar, que significa pensar na matéria já na hora da apuração, pensar se a matéria necessita de foto, de infográfico, é ajudar a pensar na edição; e a arte de manter a chama acesa, que é acreditar na matéria, saber vendê-la para o editor e já pensar na continuação. Os valores são a ética, a honestidade, transparência, humildade, direitos humanos, responsabilidade social e responsabilidade jurídica.
Os convidados também debateram sobre fontes e apuração dos fatos e contaram casos engraçados e curiosos que vivenciaram na profissão.
— O jornalista tem que ter fontes. Antigamente para se cobrir o trânsito não se tinha as câmeras da CET – Rio, tínhamos uma agenda e ligávamos para alguém para perguntar “Dona Maria, como está o trânsito na sua rua?” — explicou Luiz.
— Deve-se desconfiar das informações iniciais, principalmente se a informação chega a você através de uma fonte sem que você estivesse procurando pelo assunto. O bom jornalista deve tentar captar qual a intenção da fonte ao ser procurado para passar a tal informação. — ressaltou Antonio
A credibilidade foi outra questão levantada.
— O nome no jornalismo é um patrimônio fundamental, a credibilidade construída em anos de profissão pode ser perdida em uma matéria. — comentou Alexandre.
Para finalizar, foi exibido um vídeo sobre a cobertura jornalística em alguns casos policiais, como o caso de Isabela Nardoni e de Eloá.


Assista no vídeo abaixo as entrevistas com Antonio Marinho, Luiz André Ferreira e Jorge Antonio Barros:




Texto: Priscila Domingues, Bianca Deziderio, Camila de Souza e Sibelle Alves
Vídeo: Larissa Siqueira, Nathália Rodrigues e Priscila Domingues

18 de maio de 2010

DIÁRIO DO GAMACOM - PRIMEIRO DIA

No primeiro dia do Gamacom discutiu-se sobre “Os cenários em comunicação, ética e informação”. Norman Madarasz, professor de filosofia, iniciou a conversa ressaltando o fato da produção de informação estar concentrada entre as empresas, ou seja, entre poucos, e os que são excluídos, acabam sendo meramente receptores, sendo submissos aos que têm o direito de saber e não procuram se aprofundar sobre algo dito. O professor se mostrou preocupado com a separação da informação com a verdade, misturando o que é ficção com o real, sempre pensando no ibope do meio e não em passar o conteúdo a sociedade.
Chico Otávio, repórter especial do jornal o Globo, falou sobre a participação dos leitores na elaboração das pautas:
— O leitor está tendo um espaço que nunca teve antes. Um exemplo é a coluna “Eu-repórter” adotada pelo Globo. Os leitores ajudam a pautar o jornalista e eu acho isso fundamental, essas transformações qualificam o jornalismo.
Chico ainda falou sobre a democratização da informação:
— Democratizar a Internet é um caminho seguro para democratizar as informações e fazê-las circular.
Gabriela Mafort, editora e repórter especial do programa Conta Corrente da GloboNews, trouxe para o debate dois artigos do código de ética dos jornalistas:
— O jornalista deve seguir o preceito de prestar informação, além de combater e denunciar todas as formas de corrupção.
Vitor Iório, jornalista e professor de comunicação, falou sobre a formação dos jornalistas:
— O comunicador tem que ser um profundo conhecedor de todas as ciências.

Assista no vídeo abaixo as entrevistas feitas com Gabriela Mafort, Vitor Iório e Chico Otávio. Eles falam sobre ferramentas digitais, sobre a formação dos jornalistas e sobre o dia a dia na profissão.


Texto: Priscila Domingues e Ana Carolina da Matta
Vídeo: Nathália Rodrigues e Priscila Domingues

PALESTRA SOBRE A IMAGEM DA CULTURA DA CIDADE

DIÁRIO DO GAMACOM: FOTOS DO PRIMEIRO DIA

Da esquerda para a direita: Gabriela, Chico, Ricardo, Norman e Vitor

O público pôde assistir ao debate sobre comunicação, ética e sociedade

Compareceram ao evento estudantes de outros cursos

À tarde, Ricardo de Hollanda falou sobre a imagem sobre a cultura da cidade

17 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO DO X GAMACOM

Dia 18 de Maio – Abertura (Campus Piedade)
09:30 h / 12:00 h


Os cenários em comunicação, ética e informação
Moderação: Ricardo de Hollanda – professor e pesquisador (UGF)
Convidados: Chico Otávio - repórter especial (O Globo)
Gabriela Mafort - editora de Economia (GloboNews)
Norman Roland – professor e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia (UGF)
Vitor Iório – jornalista e professor (UFRJ)


Dia 19 de maio
09:30 h / 12:00 h

A versão do fato: fonte, apuração e objetividade
Moderação: Alexandre Ferreira – radialista e professor da UGF
Convidados: Antônio Marinho – Editoria de Saúde e Ciência (O Globo)
Jorge Antônio de Barros – editor da editoria Rio (O Globo)
Luiz André Ferreira – diretor de jornalismo (Rádio Roquette Pinto)


Dia 20 de maio
09:30 h / 12:00 h

Comunicação publicitária e ética
Moderação: Maria Helena Hofmann – publicitária, designer e professora (UGF)
Convidados: Cláudia Val - produtora de vídeo
Gustavo Diogo - diretor de criação (McCann Erickson)
J.G. Fajardo - diretor de arte

Dia 21 de maio
09:30 h / 12:00 h

Ética do entretenimento
Mediação: Ariane Holzbach
Convidados: Denise Lilenbaum - produtora
Emanuel Ferreira - professor (UFF)
Nelson Gobbi - jornalista do Caderno B (Jornal do Brasil)
Zeca Camargo - jornalista (TV Globo)


PALESTRAS

Durante o X Gamacom, será realizado um ciclo de palestras, das 14h às 17h. Veja quais serão os temas discutidos:

A Imagem na Cultura da Cidade – Professor Ricardo de Hollanda – Terça-Feira
A palestra será a respeito das relações existentes entre a foto e a cidade, desde o século XIX. A discussão será acompanhada de projeções.

A História do Rádio e da Tv no Brasil – Professora Michele Vieira – Quarta-Feira
A trajetória do rádio como meio de comunicação de massa, a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, os primeiros programas radiofônicos, os ídolos e as emissoras. O surgimento da Tv Tupi, a consolidação da linguagem televisiva até o surgimento da Tv Globo, durante a ditadura militar.

A Linguagem da Luz em Cinema – Professor Ricardo de Hollanda – Quinta-Feira
Serão abordados os aspectos da linguagem da luz cinematográfica caracterizada entre as décadas de 40 e 70. A palestra será acompanhada de projeções.

Linguagem de Videoclip – Professora Ariane Holzbach – Quinta-Feira
Será explanada a história e cronologia do videoclip, assim como o seu desenvolvimento com os estilos pop e rock e a sua utilização em outros produtos culturais, como o cinema.

Hardnews: o papel do repórter – Mariana Procópio – Quinta-Feira
Repórter do Jornal Band Rio, Mariana irá falar sobre sua vivência como repórter e fará uma exibição de algumas reportagens.

16 de maio de 2010

A ÉTICA JORNALÍSTICA E O INTERESSE PÚBLICO

O livro de Francisco José Castilhos Karam, publicado pela editora Summus, faz uma reflexão sobre os princípios éticos do jornalismo, mostrando também, segundo o autor, que a informação produzida por profissionais íntegros e competentes é fundamental para a democracia e para a consolidação da cidadania. O autor, jornalista e ex-membro da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional de Jornalistas, aborda o papel social e político da prática jornalística e ressalta a importância da disseminação em massa da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea.

15 de maio de 2010

CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS BRASILEIROS


O Código de ética dos jornalistas brasileiros contém 5 capítulos, que fazem referência ao direito à informação, a conduta profissional do jornalista, a responsabilidade profissional do jornalista, as relações profissionais e a aplicação do Código de Ética. O código foi aprovado no Congresso Nacional dos Jornalistas e está em vigor desde 1987, sendo que seus artigos foram revistos no I Seminário Nacional Ética no Jornalismo, realizado em 2006.
Clique na imagem para ler o documento.

14 de maio de 2010

DICA DE FIM DE SEMANA - LEÕES E CORDEIROS

Aproveitando que na próxima semana o X Gamacom irá discutir a ética na comunicação, a nossa dica de hoje é o filme "Leões e cordeiros". Com Robert Redford, Meryl Streep e Tom Cruise, ele traz três histórias, a do senador Jasper Irving (Tom Cruise) que pretende vender sua mais nova estratégia na guerra contra o terror à jornalista Janine Roth (Meryl Streep), do professor idealista Stephen Malley (Robert Redford) que tenta convencer um de seus alunos mais promissores (Andrew Garfield) a mudar o curso de sua vida e de dois rapazes (Derek Luke e Michael Peña) que combatem no Afeganistão. O filme procura levar o espectador a refletir acerca de questões como o poder e a responsabilidade da imprensa. Assista:

13 de maio de 2010

SAIBA QUAIS SERÃO OS PAINÉIS DO X GAMACOM

Não se esqueça que o Gamacom começa na terça-feira. As incrições devem ser feitas com o Fábio na secretaria do curso de Comunicação, no prédio CS. Alunos de outros cursos também podem participar. Veja abaixo os temas dos painéis:

Dia 18/05
Os cenários em comunicação, ética e informação

Dia 19/05
A versão do fato: fonte, apuração e objetividade

Dia 20/05
Comunicação publicitária: ética da criatividade

Dia 21/05
A ética do entretenimento

Horário: 9:30 às 12h
Local: auditório A - prédio MR

12 de maio de 2010

VEM AÍ O X GAMACOM


O X Gamacom será realizado de 18 a 21 de maio. O tema deste ano será "Comunicação, ética e sociedade". Pela manhã, serão realizados diversos painéis com a presença de profissionais de jornalismo e de publicidade. À tarde, haverá um ciclo de palestras. No vídeo abaixo, o coordenador do curso de comunicação social Ricardo de Hollanda fala sobre o evento e convida os alunos para participar. Assista:

11 de maio de 2010

TIRINHA DA SEMANA

Se você faz um trabalho artístico parecido ou tem alguma sugestão de conteúdo para o Gamacom, envie para o e-mail gamacom.ugf@gmail.com

10 de maio de 2010

REDE NGT SELECIONA ESTAGIÁRIOS


A Rede NGT (Nova Geração de Televisão) está selecionando três estagiários: um de jornalismo (8h às 15h), para trabalhar na produção e apuração; outro de câmera (8h às 14h), para gravar entrevistas e fazer tomadas externas; e o terceiro para editar o programa (11h30 às 18h30).
A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 510 e vale-transporte.
Currículos para mailto:focoaberto@redengt.com.br, colocando no campo 'assunto' a vaga pretendida (câmera, edição ou jornalismo).

8 de maio de 2010

DICAS DE PORTUGUÊS

A língua portuguesa costuma gerar dúvidas na hora em que escrevemos ou, até mesmo, falamos. Por isso, separamos algumas palavras e regras gramaticais para você aprender:
Fazer — Verbo de construção impessoal quando usado no sentido de tempo passado: faz dois anos, deve fazer dois anos e nunca fazem dois anos ou devem fazer dois anos.
Feeling — Evite este estrangeirismo. Em inglês, quer dizer sentimento. Mas usa-se aqui para designar intuição, pressentimento: "Segundo o ministro, seu feeling era de que o presidente iria renunciar".
Frase/oração/período — Frase designa qualquer enunciado capaz de comunicar alguma coisa a alguém. Pode ser desde uma simples palavra (obrigado!) ao mais complexo período proustiano. Quando a frase afirma ou nega alguma coisa, ou seja, quando apresenta estrutura sintática, pode ser chamada de oração: Deus é luz. Toda oração tem verbo ou locução verbal, mesmo que às vezes não esteja expresso. Período é o nome que se dá a frases constituídas de uma ou mais orações. É simples (uma única oração) ou composto (com várias orações): Padre Teófilo disse que Deus é luz.
Embaixadora/embaixatriz — Embaixadora é a mulher que desempenha cargo de representante diplomático. Embaixatriz é a mulher de um embaixador.
Juntamente com — Não use este pleonasmo. Basta com: em vez de "O diretor chegou ao teatro juntamente com a atriz principal", escreva "O diretor chegou ao teatro com a atriz principal".
Inclusive — Significa incluindo: Havia 35 pessoas na platéia, inclusive técnicos e o diretor. Não deve ser usado no lugar de até ou até mesmo: Ele chegou inclusive a prometer... O correto: Ele chegou até a prometer...

Fonte: Manual de Redação da Folha de São Paulo.

7 de maio de 2010

DICA DE FIM DE SEMANA: "SCOOP: O GRANDE FURO"

"Scoop: o grande furo", lançado em 2006, conta a história da estudante de jornalismo Sondra Pransky, interpretada por Scarlett Johansson, que, ao visitar alguns amigos em Londres, decide ir ao show do mágico Sidney Waterman, interpretado por Woody Allen. Ao participar do truque de desmaterialização, ela encontra o fantasma do repórter Joe Strombel, interpretado por Ian McShane, que diz a ela ter o furo do século: a identidade do assassino do tarô. Sondra decide investigar o caso. O único problema é que ela se apaixona pelo suspeito. Assista a um trecho:


6 de maio de 2010

PRÊMIO CBN DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

Em sua segunda edição, o objetivo do Prêmio CBN é estimular e divulgar as reportagens produzidas por universitários para o rádio. Os temas são os seguintes: "A importância da educação para a transformação da sociedade" ou "Liberdade de expressão e a construção da democracia".
As inscrições podem ser feitas até 30 de junho. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro. As matérias podem ser feitas individualmente ou em grupo. As três melhores serão premiadas; a primeira será considerada a vencedora e as outras duas receberão menções honrosas.

Premiação:
Primeiro lugar — ou primeiros lugares, caso a reportagem tenha sido feita em grupo: troféu(s) e computadores portáteis; uma visita à CBN de São Paulo com todas as despesas pagas; veiculação do trabalho na programação da rádio e certificado de participação.

Segundo e terceiro lugares: veiculação da reportagem na programação rádio e certificados.

Para se inscrever, entre no sítio da CBN

5 de maio de 2010

A HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Assitindo aos vídeos abaixo, é possível conhecer um pouco a história da televisão brasileira, da sua inauguração no país aos programas e fatos que marcaram as décadas seguintes. Interessam aos estudantes de jornalismo que desejam trabalhar em televisão e àqueles que têm interesse em ver a evolução e as transformações pelas quais o veículo passou.



GOOGLE IRÁ LANÇAR LIVRARIA VIRTUAL

O Google pretende iniciar a comercialização de livros digitalizados até o final de julho, funcionando como uma livraria virtual, chamada Google Editions. O anúncio do projeto foi feito ontem e segundo o porta-voz da empresa, Gabriel Stricker, não haverá preferência de aparelho, podendo a leitura ser feita através do iPad, de celulares ou de computadores. Cerca de 12 milhões de livros já foram digitalizados.

Fonte: G1

4 de maio de 2010

TIRINHA DA SEMANA

Se você faz um trabalho artístico parecido ou tem alguma sugestão de conteúdo para o Gamacom, envie para o e-mail gamacom.ugf@gmail.com

3 de maio de 2010

COMEÇA AMANHÃ A FEIRA DE ESTÁGIO DA UFRJ

A Feira de Estágio da UFRJ começa amanhã e vai até 6 de maio. Das 10h às 17h, os estudantes de diversos cursos, incluindo Comunicação Social, vão ter a oportunidade de visitar estandes de empresas como a Oi, Lojas Americanas, Globo.com e Folha Dirigida, além de participar das palestras. Serão oferecidas, aproximadamente, 2.000 vagas de estágio e emprego.
A entrada é gratuita e a feira será no bloco A do Centro de Tecnologia, na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, na Ilha do Fundão.

1 de maio de 2010

YOUTUBE E A REVOUÇÃO DIGITAL

O primeiro vídeo colocado no Youtube foi o filme "Eu no Zoológico", feito por um jovem chamado Jawed Karim, um dos criadores do sítio, no dia 23 de abril de 2005.
Desde então, o Youtube é o mais utilizado pelas pessoas no mundo inteiro para compartilhar vídeos. Seu sucesso é analisado no livro "Youtube e a revolução digital", de Jean Burgess e Joshua Green. Eles abordam seu uso pelo público e pela indústria, assim como as transformações sociais e culturais às quais ele está relacionado.